Ouça ao vivo

Pessoas com câncer precisam redobrar prevenção

As pessoas com câncer correm um risco maior de desenvolver o quadro grave da Covid-19, principalmente por causa dos tratamentos quimioterápicos e radioterápicos, que interferem no sistema imunológico e diminuem a capacidade do organismo de se defender contra o coronavírus. Segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, devem ficar mais atentos os pacientes  com tipos de câncer que afetam o sangue, como leucemias e linfomas, pessoas que passaram recentemente por transplante de medula óssea ou que estejam em tratamento com quimioterapia.

Fernando Medina, médico oncologista e diretor do centro de oncologia Campinas, explica que este perfil de paciente é mais vulnerável e precisa de atenção redobrada. Medina, no entanto, tranquiliza os pacientes com câncer e os familiares deles, citanto que entre os casos que atende, apenas um foi contaminado com coronavíurs e ele passa bem.

A principal orientação a esses pacientes é uma prevenção ainda mais rigorosa, evitando o contato físico, beijos, abraços ou apertos de mão, e permanecer em isolamento a maior parte do tempo. O engenheiro de segurança, Antonio José Sertto, é paciente oncológico. Ele conta que sai de casa quando precisa realizar o tratamento. Uma pessoa com câncer, com sintomas suspeitos de serem da Covid-19, como tosse, coriza ou febre, precisa buscar aconselhamento médico imediatamente. Além disso, não devem abandonar o tratamento contra o câncer.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.