Ouça ao vivo

Pandemia muda calendário da Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas anunciou algumas mudanças em seu calendário do vestibular, necessárias em virtude da pandemia provocada pelo novo coronavírus.  O foco é garantir o pleno atendimento, principalmente dos alunos das escolas públicas no Programa de Isenção da Taxa de Inscrição para o ingresso em 2021. A isenção valerá tanto para o Vestibular Unicamp 2021 quanto para a modalidade Enem-Unicamp 2021.

Deste modo, as inscrições foram prorrogadas e estarão abertas a partir das 9 horas do dia 22 de junho até às 23h59min do dia 08 de julho. A documentação exigida deverá ser enviada também até o fim deste prazo. O diretor da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp, José Alves de Freitas Neto, afirmou que diante do grave problema de saúde que atinge o Brasil e os outros países, é necessária uma readequação no calendário, para que os estudantes não sejam prejudicados.

“A Comvest decidiu alterar o calendário por conta do contexto da pandemia. A suspensão das atividades presenciais das escolas poderiam prejudicar muito a situação dos alunos que estão nas escolas públicas. Isso porque eles precisam de um computador ou mesmo de uma orientação de um professor ou supervisor que estão nas escolas”, afirma.

Em relação aos documentos, como alternativa em caso de dificuldade de conseguir o histórico escolar junto às escolas, no momento da solicitação de isenção, os candidatos matriculados na rede pública do Estado de São Paulo poderão emitir documento a partir do site da secretaria estadual de educação. Já os candidatos de escola pública de outros Estados e do Distrito Federal, poderão anexar uma declaração de que são estudantes da rede pública durante todo o Ensino Médio, conforme modelo na página da Comvest.

Segundo o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, a universidade entende que deste modo, os alunos não encontrarão tanta dificuldade para fazer a inscrição no vestibular. “A questão do histórico escolar está no mesmo espírito. Porque afinal de contas a exigência de um documento que é emitido pela secretaria da escola, considerando que as unidades estão fechadas, seria problemática. A ausência desse documento prejudicaria esses candidatos”, explica.

Os candidatos de todo o país podem solicitar a isenção, exclusivamente pela internet, na página www.comvest.unicamp.br.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.