Ouça ao vivo

Prefeito de Indaiatuba volta atrás e fecha comércio

O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (MDB) voltou atrás na decisão de flexibilizar o funcionamento do comércio local. O cavalo de pau foi anunciado neste domingo, numa live do Prefeito  em sua página no Facebook. Na quinta-feira, em entrevista à CBN, Nilson Gaspar explicou porque resolveu descumprir a determinação do Governo do Estado de São Paulo de manter o isolamento social até o dia 10 de maio.

A flexibilização pretendida anterior pelo Executivo de Indaiatuba criava regras para o funcionamento aos estabelecimentos que se encaixavam como de necessidade essencial e para alguns ramos não tão essenciais à saúde, e Gaspar pedia a colaboração dos indaiatubanos, população e comerciantes para que respeitassem as condições de funcionamento.

E foi justamente o que não aconteceu, tanto as pessoas não ficaram em suas casas como estabelecimentos que não se classificavam como prioritários foram na onda do decreto de flexibilização. Nossa produção recebeu imagens de pessoas se aglomerando, no sábado, em diversos pontos de Indaiatuba. Lojas de 1,99 estavam abertas, uma loja que vende ternos também aproveitou a abertura para retomar as atividades e numa loja de tecidos, do centro da cidade, pessoas faziam fila no quarteirão para entrar , muitos idosos com máscaras e uma dezena de pessoas que não estava usando o equipamento de proteção

A insubordinação ao decreto foi um dos motivos que levou  Nilson Gaspar recuar na decisão, fato que ele evidenciou ao jornalista Flávio Paradella, ainda na quinta-feira. Na sexta-feira, com a fiscalização da Prefeitura nas ruas para acompanhar o cumprimento do decreto, a situação estava controlada; mas foi no sábado que a situação descambou, derrubando o índice de isolamento de Indaiatuba que era modelo e maior que na maioria das cidades do Estado de São Paulo

O  recuo  também pode ter sido influenciada pelo depoimento do Governador João Dória, que ao ter conhecimento da atitude de Nilson Gaspar, a  classificou como “inadmissível e pouco razoável, pois o decreto Estadual era claro e extensivo a todos os 645 municípios de São Paulo”.

O prefeito Nilson Gaspar (MDB) tem como líder o deputado Rogério Nogueira (DEM) que é aliado do governador de São Paulo

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.