CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Unicamp é credenciada para exames da covid-19

A Unicamp recebeu o credenciamento do Instituto Adolfo Lutz para a realização de testes para a detecção do coronavírus. A medida vai agilizar os resultados, já que atrásra o Hospital

Unicamp é credenciada para exames da covid-19
Foto: Danilo Braga

A Unicamp recebeu o credenciamento do Instituto Adolfo Lutz para a realização de testes para a detecção do coronavírus. A medida vai agilizar os resultados, já que atrásra o Hospital de Clínicas da Unicamp não terá mais que enviar as amostras para o Instituto Adolfo Lutz e aguardar todo o trâmite burocrático. Com isso, a expectativa é de que o resultados sejam divulgados entre 24h e 48h.

Essa agilidade vai  permitir, por exemplo, a divulgação do resultado em até 48 horas das cinco crianças hospitalizadas na UTI pediátrica do HC da Unicamp, consideradas suspeitas de contaminação pelo coronavírus. A suspeita da contaminação entre as crianças alertou os médicos  e, de acordo com o coordenador do laboratório de patologia clínica do HC da Unicamp, Magno Santos, há a solicitação para que o laboratório envie com a máxima urgência os resultados.

De acordo com o Superintendente do Hospital de Clínicas da Unicamp, Antônio Gonçalves de Oliveira Filho, as crianças estão  sob ventilação mecânica, com sintomas como bronquiolite, febre e insuficiência respiratória, que podem também estar relacionados com a Influenza e o Vírus sincicial respiratório, que também estão circulando de forma epidêmica na Região.

Os exames realizados a partir de atrásra pela Unicamp vão atender num primeiro momento pacientes, funcionários e comunidade interna da Instituição, com possibilidade de ampliação regional. Magno explica que a medida faz parte de uma força tarefa contra a Covid-19 do Instituto de Biologia da Unicamp, através da equipe do Laboratório de Estudos de Vírus Emergentes, com a  colaboração de outros docentes do Instituto, Faculdade de Ciências Médicas  e pesquisadores do Laboratório Nacional de Biociências.

De  acordo com o Superintendente do Hospital de Clínicas da Unicamp, Antônio Gonçalves de Oliveira Filho, 80 leitos foram disponibilizados para atender pacientes com Covid-19. Vinte leitos são de UTI, sendo doze sendo utilizados no momento e mais 13 estão previstos para os próximos dias. Até a semana que vem cerca de 300 exames estarão sendo realizados por dia pela Unicamp.

 

Conteúdos