Ouça ao vivo

Venda cai até 80% e lojas de carros se adaptam

As concessionárias de carros de Campinas calculam queda de até 90% devido às restrições causadas pelo surto de covid-19. Com as portas fechadas, as lojas se adaptaram e se amparam no atendimento virtual para atenuar as perdas.

O diretor comercial da Dahruj Chevrolet e Audi, Marçal Nunes, estima 80% de redução, lamenta o momento atual, mas alega que a adaptação foi imediata para manter os negócios e clientes sem correr o risco de ampliar o contágio.

“Todos estão treinados pra atender 100% a venda online. Então, desde o contato com o cliente, até a entrega do carro, tudo é feito sem necessidade da presença. E o carro é entregue higienizado na casa, ou no trabalho dele”, afirma.

Com o veto à circulação de pessoas nos pontos de venda, o desafio foi não piorar os prejuízos no período e prosseguir e fechar as negociações que já estavam em curso antes das determinações de quarentena no estado e no município.

O gerente geral da Europamotors Mercedes-Benz, Marcos Dell Ducas, relata que os canais abertos com grandes empresas também ajudaram, já que clientes deste tipo possuem prazo para usar as verbas e precisam fechar a compra.

“O volume de vendas caiu em torno de 80% na comparação com meses anteriores. E algumas vendas que foram efetivadas, são negociações que já vinham acontecendo, ou com empresas que já trabalhávamos”, diz.

Mas para gerente comercial da Honda Dahruj, Cristiane Mello, a garantia mesmo é o chamado showroom digital, que já costuma ser usado no cotidiano normal, mas que agora será ampliado para melhorar o atendimento.

“É adaptar essa plataforma, que já usávamos de 70% a 80% normalmente, com 100% de capacidade pra esse momento de quarentena. Então, todos os carros do site da loja estão atualizados, com versão e característica”, relata.

Conforme a associação das concessionárias, a Fenabrave, a venda de carros novos em Campinas caiu 32% em março na comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram 1.248 unidades, contra 1.852 em março de 2019.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.