Ouça ao vivo

Baixo isolamento compromete reabertura em SP

A baixa adesão ao isolamento social no interior de São Paulo vai comprometer a flexibilização da abertura gradual da economia, prevista para  começar na próxima segunda-feira, 11. No último domingo, a taxa de isolamento no estado foi de 59%. O preconizado é de 70%.  Porém, nas cidades do interior os índices não passaram de 44% na mesma data.

De acordo com o secretário de desenvolvimento regional de São Paulo, Marco Vinholi, quem vai definir essa flexibilização é a ciência que analisa os dados do isolamento. No entanto, o governador João Dória, já determinou que o município que não ultrapassar 50% não entra no processo de flexibilização. As cidades com os piores índices serão automaticamente excluídas da reabertura gradual da economia, programada para ocorrer a partir do dia 11 de maio. A região de Campinas e a baixada santista são as que mais preocupam. Mesmo assim, o secretário, Marco Vinholi, não especificou se Campinas entrará no processo de flexibilização.

A taxa de isolamento é calculada para as 104 cidades com mais de 70 mil habitantes no estado por meio de um acordo com quatro operadoras de telefonia sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.