Ouça ao vivo

Brasil lidera entre mortes de enfermeiros

De acordo com o Conselho Federal de Enfermagem, o Cofen, o número de afastamentos de profissionais da área em todo o país pela covid-19 aumentou 48 vezes no período entre 05 de abril e 05 de maio. Para se ter uma ideia, os casos suspeitos e confirmados saltaram de 230 para 11 mil de um mês para o outro.

O relatório aponta também que o número de mortes na categoria triplicou no mesmo período, passando de 30 para 94 casos. O número coloca o Brasil no topo do ranking mundial. Segundo os dados do Conselho Internacional de Enfermagem, nos Estados Unidos, país com mais de 71 mil vitimas, 46 profissionais de enfermagem perderam a vida até o começo deste mês.  A Itália, com mais de 30 mil vítimas, 35 enfermeiros foram óbitos. Já a Espanha, com mais de 25 mil mortos, teve quatro óbitos entre profissionais da área. Na China, a estimativa da entidade é de mais de 100 óbitos entre enfermeiros, mas os números não são conhecidos oficialmente.

Em Campinas, não houve registros de morte na categoria. Segundo a diretora de enfermagem do Hospital da PUC Campinas, Ana Luíza Ferreira, a aposta do hospital é pela capacitação dos profissionais para enfrentar a nova doença. De acordo com ela,  o paciente com covid-19 requer muita atenção e consequentemente o profissional da enfermagem tem que estar muito bem preparado, com Equipamentos de Proteção Individual disponíveis.

Segundo o Conselho Federal de Enfermagem , com as unidades de tratamento intensivo quase lotadas, prefeituras e estados tentam como podem abrir mais vagas para atender a população com coronavírus.  A medida pode ter efeito negativo , pois, muitos leitos estão sendo abertos sem enfermeiros e médicos especializados em UTIs. O problema, segundo a entidade,  ocorre tanta na rede publica quando na rede privada de saúde.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.