Ouça ao vivo

Campinas registra recorde de mortes por covid-19

Foto: Reprodução/Facebook

A Prefeitura de Campinas atualizou nesta terça-feira, dia 26, os números da covid-19 na cidade, e informou a maior alta diária de mortes confirmadas em decorrência da doença desde o início da pandemia. São oito novas confirmações, e agora Campinas soma 62 óbitos em decorrência da covid-19.

Os casos confirmados agora são 1.259, 66 a mais que no dia anterior. Houve queda no número de óbitos em investigação: Agora são 15, seis a menos que na segunda-feira. Os casos em investigação também caíram, são 48 a menos, e o total no momento é de 315 exames pendentes.

O número de casos descartados subiu, são 61 mais, e o total agora é de 2.511. Já os pacientes recuperados agora são 946, 70 a mais do que na segunda-feira. Os hospitais da cidade têm 113 pacientes internados com covid-19, 28 a mais do que no boletim anterior. O número considera internações tanto em enfermaria quanto em UTI. Já o número de pessoas com covid-19 em isolamento domiciliar caiu em 40, e agora são 138 pessoas.

Dos oito pacientes que tiveram confirmação de covid-19 como causa da morte nesta terça, sete tinham mais de 80 anos, e um mais de 70 anos. Todos tinham comorbidades. Cinco faleceram em hospitais públicos, e três em privados. Os pacientes que faleceram em hospitais públicos são:

  • Uma mulher de 85 anos que morreu 17 de maio;
  • Um homem de 70 anos que faleceu em 20 de maio;
  • Uma mulher de 87 anos que morreu em 23 de maio;
  • Um homem de 91 anos que faleceu em 23 de maio;
  • Uma mulher de 87 anos que faleceu em 24 de maio.

Na rede privada foram as seguintes vítimas:

  • Uma mulher de 90 anos que morreu em 18 de maio;
  • Um homem de 81 anos que faleceu em 25 de maio;
  • Uma mulher de 86 anos que faleceu em 25 de maio.

Os números foram informados pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette, que decretou luto oficial de três dias pelas vítimas de covid-19 na cidade. O Secretário de Saúde, Carmino de Souza, acompanhou o prefeito na coletiva, e deu informações sobre a ocupação dos leitos na cidade.

O secretario faz questão de frisar que a maior preocupação no momento é a ocupação dos leitos de UTI para pacientes de covid-19. Ele falou sobre a taxa de ocupação de leitos de UTI em gral na cidade, e disse que não há problema nos demais leitos. “Todo dia muda, mas ele tem oscilado em torno de 70% a 80% no global, não estamos pressionados com leitos de retaguarda, o problema realmente é de UTI de adultos que a gente tá cuidando pra expandir na medida da necessidade. Temos o segmento estadual, municipal e privado, os três segmentos estão pressionados por UTI covid”

O secretário afirma que a prefeitura vêm trabalhando para garantir atendimento a todos. “Importante a população saber que estamos trabalhando para garantir acesso e qualidade de acesso. As pessoas serão atendidas e serão cuidadas da melhor maneira possível”, garantiu.

Carmino afirmou que deverá concretizar nesta semana a contratação de 30 médicos que se inscreveram para preencher as 42 vagas de plantão nos novos leitos de UTI do Mário Gatti. O secretário e o prefeito afirmaram que Campinas não está tendo problemas com relação a disponibilidade de equipamentos, como respiradores. “Nós não temos problemas com respiradores, então se precisarmos, mesmo que não seja na UTI colocar leito com respirador, tem como fazermos isso, Dr. Cármino?” questionou o prefeito. “Estamos ampliando os leitos com segurança, com estrutura, é respirador, monitor, bombas de infusão, tá tudo garantido nesses 30 leitos que vamos ampliar no hospital Mário Gatti”, respondeu o secretário.

Números anunciados nesta terça-feira (26):

  • 62 mortes (+8)
  • 1.259 Casos confirmados (+66)
  • 315 Em investigação (-48)
  • 2.511 Casos Descartados (+61)
  • 15 Óbitos em investigação (-6)
  • 946 Recuperados (+70)
  • 113 Internados (+28) – Tanto em enfermaria quanto em UTI
  • 138 Pessoas em isolamento domiciliar (-40)
Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.