Em uma segunda atualização dos números feita pela secretaria de saúde, Campinas confirmou 403 casos de covid-19 na cidade. Foram seis novos casos entre os boletins emitidos pela manhã e final da tarde desta segunda-feira, 04. O número de mortos também subiu, passando de 21 para 22. A vítima mais recente é uma mulher de 88 anos e que tinha doenças preexistentes. Ela morreu no dia 02 de maio, em um hospital público. Os casos descartados foram de 1422 para 1449 e os investigados de 190 para 157.
Ainda segundo a prefeitura, o número de pacientes curados aumentou, passando de 279 para 299. Os internados diminuíram, passando de 48 para 45, assim como o número de pessoas em isolamento domiciliar, que era de 49 e foi para 37. Uma situação que causou preocupação nos últimos dias, foram as notícias de que pacientes da Grande São Paulo estariam vindo para se tratar em Campinas. O prefeito Jonas Donizette afirmou que isso não acontece e que chegou a conversar sobre o assunto com o secretário estadual de saúde, José Henrique German. “Eu conversei com ele e expliquei que isso não poderia ser feito, para não atrapalhar os planos de atendimento que temos feito em Campinas. Nós já damos suporte para várias cidades da região”, afirmou.
Segundo dados da prefeitura, no Ambulatório Médico de Especialidades, recém-inaugurado no bairro Parque Itália, que atende exclusivamente casos de covid-19, são 15 pacientes internados, sendo 11 deles da região e quatro da Grande São Paulo. Ainda de acordo com a administração, no HC da Unicamp 90% dos leitos também estão atendendo a população local. A prefeitura ressaltou que dos leitos públicos ocupados hoje em Campinas, 40% recebem pacientes de outras cidades da região.