Ouça ao vivo

PCJ cria protocolo de segurança hídrica na pandemia

A retomada das atividades da indústria e da agricultura após a quarentena vai exigir esforços maiores para garantir a segurança hídrica neste período de estiagem. Em abril choveu 97%  menos do esperado e no mês anterior o índice negativo foi de 50% na  comparação feita  com  o mesmo período do ano passado. Porém, as precipitações registradas em novembro do ano passado e fevereiro deste ano estão compensando.

De acordo com o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), Francisco Lahoz, no mesmo período referente a 2019, o Sistema Cantareira registrou 59% da sua capacidade de armazenamento. Já neste ano o índice está em 61% e na estiagem, a média registrada é de quase 7  metros cúbicos por segundo.

Apesar da situação confortável, a perspectiva a partir de maio é de atenção. Para tanto, o Consórcio PCJ elaborou um questionário para os todos os municípios atendidos. O documento segundo, Francisco Lahoz , apresenta 30 medidas necessárias que devem ser adotada pelas prefeituras para combater estiagem durante a pandemia do coronavírus.

Entre elas, estão a verificação dos pontos críticos e a montagem de estratégias especiais de acordo com as necessidades prioritárias. Isso leva em conta o consumo doméstico, agrícola e industrial, já que a previsão é que o tempo siga seco até setembro. Todas as medidas do ofício podem ser conferidas no site www.agua.com.br.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.