CBN Ribeirão 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Pandemia aumenta registro de mortes em casa

O receio de procurar os hospitais neste período de pandemia e a confusão em identificar os sintomas está causando a morte de pessoas em casa por problemas cardíacos. Por causa

Pandemia aumenta registro de mortes em casa
O receio de procurar os hospitais neste período de pandemia e a confusão em identificar os sintomas está causando a morte de pessoas em casa por problemas cardíacos. Por causa do coronavírus, outras doenças passaram a ser negligenciadas. Entre elas, as cardiovasculares são as que mais preocupam. O motivo é que elas podem ser confundidas […]

O receio de procurar os hospitais neste período de pandemia e a confusão em identificar os sintomas está causando a morte de pessoas em casa por problemas cardíacos. Por causa do coronavírus, outras doenças passaram a ser negligenciadas. Entre elas, as cardiovasculares são as que mais preocupam.

O motivo é que elas podem ser confundidas com alguns dos sintomas da covid-19, como cansaço, náusea e dor no peito. Sílvio Giopatto, médico cardiologista e diretor do laboratório de cateterismo do HC da Unicamp, lembra que problemas cardíacos exigem um atendimento primário ou hospitalar urgente.

No HC da Unicamp, o número de angioplastias primárias na hemodinâmica diminuiu 50% no primeiro trimestre e o no último bimestre da pandemia houve redução de 73% no movimento de pacientes cardíacos. O que comprova  que as doenças do coração realmente estão sendo negligenciadas durante a pandemia. De acordo com Sílvio Giopatto, saber reconhecer os sintomas pode ajudar na hora da tomada de decisão para procurar atendimento médico.

Este fenômeno não tem ocorrido só no Brasil. Nos EUA, na cidade Nova Iorque, por exemplo, houve um aumento de 800% nas mortes domiciliares. Muitas delas possivelmente de causa cardiovascular, como infarto e AVC.

Conteúdos