CBN Ribeirão 99,1 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Campinas adota uso de máscaras nas ruas

A partir de hoje passa a valer o decreto estadual para o uso obrigatório de máscaras de proteção individual em todos os espaços públicos do Estado de São Paulo. A

Campinas adota uso de máscaras nas ruas
Foto: Valéria Hein

A partir de hoje passa a valer o decreto estadual para o uso obrigatório de máscaras de proteção individual em todos os espaços públicos do Estado de São Paulo.  A medida ocorre por causa pandemia do coronavírus. Em São Paulo, são 32 mil casos da doença. Existem até estudos de infectologistas apontando o Brasil como o novo epicentro mundial da doença.

Os infectologistas também alertam para a forma correta de usar a máscara, que deve estar encaixada nas maçãs do rosto para obter vedação completa, cobrindo nariz, boca e queixo. Na hora de retirar, deve ser de trás para frente e também é importante fazer o descarte em local adequado e lavar bem as mãos.

O infectado pode transmitir o vírus pelo ar. Com a máscara, essa transmissão pode ser reduzida em até 90%. Por isso, ela é fundamental para evitar a propagação do coronavírus. Ao percorrer as principais vias da região central de Campinas, como Avenidas Francisco Glicério, Campos Sales, General Osório, Benjamin Constant, Rua 13 de Maio e Largo do Rosário, a reportagem constatou  que a grande maioria está atendendo ao decreto. Uma adesão de cerca de 90%.

Inês Pereira e Dalva Maria acreditam que sem punição alguns não respeitam a recomendação de uso da máscara. Mesmo quem não concorda com a determinação, está tentando mudar os hábitos. O decreto estadual prevê multa de até R$ 276 mil. Mas, a fiscalização e as punições serão de responsabilidade das prefeituras. Em Campinas, por exemplo, não haverá aplicação de multa.

Compartilhe

Conteúdos