Ouça ao vivo

Hospital de campanha é inaugurado

Foto: Carlos Bassan/PMC

O Hospital de Campanha de Campinas, na Sede dos Patrulheiros, na Avenida das Amoreiras, no bairro Parque Itália, começou a funcionar nesta sexta-feira. Estão disponíveis 36 leitos para pacientes com Covid-19. Outros 18 leitos começarão a ser implantados e serão entregues em junho, somando 54 no total. 

A capacidade da unidade é de 114 leitos, que serão instalados se for necessário. Três pacientes já foram transferidos para o hospital, um do Ouro Verde e dois do Mário Gatti. A ONG Expedicionários da Saúde, grupo sem fins lucrativos, construiu e equipou o hospital, sem verba da Prefeitura. A gestão da unidade será de responsabilidade da Rede Mário Gatti. 

Os profissionais do Hospital de Campanha de Campinas passaram por capacitação para começar a receber os pacientes, com os procedimentos de colocar e retirar os Equipamentos de Proteção, uso de touca, de luvas, de máscaras e como usar os EPIs de forma correta.

Os médicos e enfermeiros receberam também capacitação para situações de emergência de Covid-19, como a intubação de pacientes e os cuidados necessários para proteger o profissional e o próprio paciente.

O controle de pessoas enviadas para o hospital será feito via Central de Regulação. Não será permitida a entrada de pacientes com suspeita de coronavírus que forem espontaneamente ao local.

A Prefeitura de Campinas vai arcar com os custos de funcionamento da unidade. O contrato com o Instituto Bom Jesus é de cerca de R$ 4,5 milhões por 90 dias para os 54 leitos iniciais. Os recursos são do Governo Federal. A instituição é responsável por destinar profissionais da saúde, de assistência, de higiene, além de alimentação, insumos e outros. O Hospital de Campanha conta com três ambulâncias exclusivas para a Covid-19, que ficarão estacionadas no local. Os veículos foram adquiridos em parceria com o Exército.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.