Ouça ao vivo

Isolamento tem taxa satisfatória em cidades da RMC

Foto: Flávio Botelho

De acordo com os dados divulgados pelo Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, o SIMI-SP, sete cidades da Região Metropolitana de Campinas, fecharam o último domingo, dia 17, com taxa de isolamento social igual e superior a 50%.

O isolamento social é uma das principais medidas de prevenção ao novo Coronavírus e de acordo com o Governado do Estado, João Dória, as cidades que não atingirem a taxa de pelo menos 50% estarão automaticamente excluídas do futuro relaxamento de quarentena, que permitirá a reabertura de mais setores do comércio. Durante a quarentena e com a taxa de isolamento abaixo dos 50%, apenas os serviços essenciais como mercados e bancos podem funcionar.

Para chegar ao percentual são analisados os dados de telefonia móvel. Eles indicam as tendências de deslocamento e apontam a eficácia das medidas de isolamento social.

Nas dez cidades da RMC monitoradas pelo SIMI-SP, sete registraram melhora. Em Indaiatuba, Valinhos e Vinhedo o índice registrado, no último domingo, atingiu 54%. Já em Itatiba o percentual foi de 51%. Em Campinas, Americana e Sumaré o índice de isolamento atingiu 50%.

Mesmo o domingo sendo o dia de registros de taxas mais baixas, Hortolândia e Paulínia registraram 49% e Santa Bárbara d´Oeste, 47%.

De acordo com o Centro de Contingência do coronavírus o índice ideal de isolamento social para conter a propagação do novo coronavírus é de 70%.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.