Ouça ao vivo

Isolamento reduz denúncias de violência contra crianças

O isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus tem afetado diretamente as crianças e adolescentes. Com a medida, as escolas estão fechadas e a convivência com os pais tem sido maior. Para a psicóloga, Priscila Pereira Batista, é preciso que os pais preparem as crianças e adolescentes para o fim do isolamento, quando a rotina das atividades voltar.

O problema maior provocado pelo isolamento social, segundo ela, é o enfrentado pelas crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social. Neste caso, as aulas virtuais não surtem efeito pela falta de recursos de suas famílias. De acordo com a psicóloga, além do ensino escolar comprometido, essa camada da sociedade tem sofrido com o aumento significativo da violência doméstica.

Para se ter ideia, o número de denúncias de abuso infantil em Campinas, através do Disque 100, sofreu uma queda de 27,9% no período de janeiro a 11 de maio deste ano, na comparação feita com o mesmo período o ano passado. A justificativa para essa redução, segundo o conselho tutelar, é o isolamento social. Com a quarentena, a maioria das escolas e das ONGs está fechada. Isso é um problema porque grande parte das denúncias parte dessas instituições.

Em janeiro foram registrados 16 casos e em fevereiro 94. Já em março, o número foi ainda maior e atingiu 100 registros. Em abril quando começou a quarentena, caiu para 48 e nos primeiros 11 dias de maio,foram 25 casos. De acordo com o conselheiro tutelar da região noroeste, Aírton Pereira Junior, a queda nos registros de casos não significa redução de incidência. Na opinião dele,  a comunidade precisa se conscientizar mais e formalizar as denúncias de violência contra crianças e adolescentes no disque 100 ou nos  demais  canais de comunicação.

Campinas conta nos dias atuais com cinco conselhos: região leste que abrange a área central e o distrito de Sousas; região sul, que  engloba o Parque Oziel até o Campo Grande;  região sudoeste, que atende o Ouro verde, Campos Elíseos, Paulicéia e Parque Tropical; região noroeste, que abrange o Campo Grande; e região norte  que atinge a Vila Padre Anchieta, Barão Geraldo e Santa Mônica.

O telefone para contato do Conselho Tutelar de Campinas é 0800-770-1085. Caso não consiga contato, a orientação é acionar a Polícia Militar pelo 190 ou a Guarda Municipal, pelo 153. As corporações direcionaram o caso para o órgão de proteção e defesa da criança e do adolescente.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.