Pela terceira vez, o prefeito de Campinas Jonas Donizette publica um decreto sobre uso de máscaras pela população em tempos de pandemia. Desta vez, o decreto obriga que trabalhadores e consumidores de estabelecimentos que estejam funcionando usem o equipamento de proteção individual, a partir desta quinta-feira, 07. A medida vai de encontro à decisão do governador João Dória, que afirmou que será obrigatório do uso de máscaras em todo o estado de São Paulo, para quem andar nas ruas e nos espaços públicos.
Porém, quem for flagrado sem máscara em Campinas não será multado. Segundo o prefeito Jonas Donizette, o estado obrigou o uso do dispositivo, mas colocou a fiscalização sob responsabilidade das prefeituras. Ele explica que deste modo, não haverá aplicação de multas na cidade e que o decreto tem caráter educativo e não punitivo. “O governador fez e falou que fica para a prefeitura dar multa. Eu acho que isso vai ser complicado. Como é que eu vou ficar parando e multando as pessoas na rua? Eu quero é fazer uma conscientização”, afirmou.
Em abril, o prefeito havia publicado um decreto semelhante que previa a obrigação do uso de máscaras para que clientes pudessem ser atendidos nos comércios que seguem abertos. A determinação valeu menos de um dia, já que a administração mudou o texto, substituindo a obrigação pela recomendação do uso da proteção. Agora, o uso do equipamento é obrigatório, mas o município não prevê a aplicações de sanções a quem não cumprir com a obrigação.