Máscara passa a ser obrigatória no transporte público

Foto: Valéria Hein

O que até então era só uma recomendação, agora se tornou obrigatório, em Campinas. O uso de máscaras de proteção individual para motoristas e passageiros no transporte público, aplicativos e táxis.

O decreto, assinado pelo prefeito Jonas Donizette, já foi publicado no Diário Oficial. Por enquanto, não há punições, mas uma ação educativa, pedindo a colaboração para que as pessoas já saiam de casa usando a máscara, que é importante para a sua proteção.

Agentes da Emdec e fiscais dos terminais estão realizando a orientação. Na manhã desta segunda-feira, entre 5h e 8h, houve a distribuição de máscaras de proteção individual em cinco terminais de ônibus de Campinas: Central, Mercado, Barão Geraldo, Campo Grande e Ouro Verde.

Nos terminais, a adesão à norma tem ocorrido em praticamente 100% das pessoas. No entanto, durante o trajeto dos ônibus, motoristas relatam que uma minoria resiste ao uso da máscara e se recusa a desembarcar, quando lhe é solicitado.

Nos pontos de ônibus das Avenidas Francisco Glicério e Anchieta e nas estações de transferência da Avenida Lix da Cunha, a reportagem constatou o uso da máscara em quase a totalidade de passageiros, antes mesmo de entrarem nos coletivos. As 6 mil máscaras distribuídas gratuitamente foram confeccionados por costureiros inscritos no programa da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.