Ouça ao vivo

Menor uso eleva cuidados com carros

Foto: Arquivo

Os freios do carro merecem atenção especial durante a pandemia de covid-19. Com o menor uso devido ao isolamento, os componentes devem ser checados. O cuidado envolve principalmente veículos estacionados há mais de sete dias.

Em garagens maiores, por exemplo, o freio de mão deve ter tratamento específico. O recomendado para evitar problema é não puxar totalmente o dispositivo. As dicas são do engenheiro de produtos e serviços da DPaschoal, Danilo Ribeiro.

“Deixa metade acionado e aí você pode posicionar atrás das rodas qualquer tipo de apoio ou de calço e assim você evita que as lonas fiquem grudadas”, afirma.

Caso o veículo precise rodar, a frenagem não pode ser brusca logo de início. O fluido de freio, por absorver umidade, também deve ser checado pelo dono. Outra recomendação envolve as baterias, que devem ser preservadas no surto.

Para isso, o acionamento do motor entre 15 e 20 minutos é o mais indicado. O som, luzes e o alarme não devem ser ativados com o automóvel desligado. No caso de carros mais antigos, um dos terminais pode ser desconectado.

“Quando eu falo antigo é com mais de 10 anos. Nesses carros, você pode soltar os polos. Somente o negativo já é suficiente pra manter desenergizado”, diz.

Danilo Ribeiro também faz uma orientação menos comum sobre as palhetas. O ato de erguer e ligar os limpadores, segundo ele, é pouco seguido pelos donos. A ideia é evitar a deformação e o ressecamento das borrachas do equipamento.

Ele também fala sobre a higienização e a condição do filtro de ar condicionado. E o alerta é redobrado por conta do risco à saúde respiratória em pleno surto. A manutenção deve ser feita em oficinas especializadas que oferecem o serviço.

“Após a troca desse filtro, precisa fazer a higienização. E aí você coloca um produto que vai ter ação bactericida e também de matar vírus”, detalha ele.

A chave não deve ser deixada no contato e os pneus precisam ser calibrados.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.