Um balanço apresentado pelo governo de São Paulo nesta quinta-feira, 14, mostrou que a velocidade da pandemia no estado é menor do que no restante do país. Segundo os dados, no dia 15 de março, São Paulo era responsável por 68% dos casos confirmados de covid-19 no Brasil. Agora, esse índice reduziu para 27%. Em relação aos óbitos, a queda é parecida. A medição começou a ser feita em 15 de abril, quando o número de mortos começou a crescer vertiginosamente no país. Naquela ocasião, 45% dos óbitos registrados por covid-19 no Brasil, eram de São Paulo. O número hoje passou para 31%.
Na opinião do secretário de desenvolvimento regional, Marcos Vinholi, os índices apontados pelo balanço indicam que a política de isolamento social adotada no estado salvou vidas. “Em um momento em que o Brasil ultrapassa a França, chega em uma aceleração muito contundente, a gente consegue demonstrar através desses dados que a política de isolamento de São Paulo Salvou vidas. Assim, nós podemos ver que a curva de São Paulo foi achatada, o que nos mostra a necessidade de que manter o isolamento social em todo o estado é fundamental neste momento”, garante.
Outro dado importante foi apresentado pelo diretor técnico do Instituto Emílio Ribas, Luiz Carlos Pereira Júnior. Segundo ele, de cada cinco pessoas internadas em UTI por covid-19, uma morre. Além disso, cerca de 30% dos pacientes apresentam problemas renais, o dobro de casos que era registrado antes da pandemia. Muitos deles, seguem em diálise mesmo após a alta hospitalar. Por esse grande volume
de pacientes, Luiz Carlos Pereira Júnior disse que os investimentos na área são necessários e que no Instituto Emílio Ribas, são criados 10 novos leitos a cada 10 dias. “Para dar uma dimensão em números também, dos hospitais da administração direta, nós temos 42 no estado, 11 estão aumentando a capacidade de atendimento. Só para saberem, mais 154 leitos de UTI serão disponibilizados até a metade de junho. Lá no Emílio Ribas, são 10 novos leitos a cada 10 dias”, afirma.
Nesta quinta-feira, São Paulo registra 54.286 casos confirmados e 4.315 óbitos em decorrência da covid-19. A taxa de ocupação de leitos de UTI no estado está em 69% e na grande São Paulo em 85,5%. Já o isolamento no estado está em 47% e a Grande São Paulo em 48%.