Ouça ao vivo

Barreiro espera que rodízio reduza acidentes

A partir desta segunda-feira, dia 16 de maio, Campinas passa pela primeira vez na história a adotar o rodízio de veículos no transito da cidade. A finalidade é frear a circulação de pessoas e, consequentemente, a propagação do coronavírus. O rodízio será válido para carros e motos com placas locais e também de outras cidades, no período das 6h às  20h. A restrição começa com as placas com final 1 e 2 nas segundas e segue até o final 9 e 0 nas sextas-feiras.

De acordo com o secretário de Transportes de Campinas, Carlos José Barreiro, que também é presidente da Emdec, diferente da capital paulista, onde o rodízio acontece nos horários de pico e focado no centro expandido, em Campinas vai abranger a cidade toda. A fiscalização será feira através da central de monitoramento em tempo real, com cerca de 400 câmeras.

As equipes também estarão nas ruas intensificando a observação do trânsito e multando aqueles que burlarem a regra. A principal finalidade, segundo o secretário, é manter o isolamento social, mas a medida vai evitar também o aumento na incidência de acidentes. O secretário reforça que a redução de ocorrências de trânsito vai evitar a ocupação de leitos hospitalares, inclusive de UTI, que neste momento se fazem necessáriod para atender as vítimas da covid-19.

De acordo ele, o rodízio não vai interferir na circulação de veículos dos profissionais que trabalham em áreas consideradas essenciais durante a pandemia. Porém, eles terão que fazer o cadastro no aplicativo da Emdec, que pode ser baixado no celular. A estimativa é reduzir em 20% a circulação diária de veículos na cidade.

Ainda segundo Carlos José Barreiro, para atender a demanda, a frota do transporte coletivo na cidade será ampliada. Ele garante que não houve nenhuma interferência das empresas que operam o sistema. Disse ainda que os coletivos também estarão sendo monitorados para que circulem com limite de passageiros. Situações de exceção para o rodízio de veículos em Campinas serão previstas no regramento que será divulgado no Diário Oficial do Município nesta sexta-feira.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.