O uso das máscaras em ambientes públicos de Vinhedo é obrigatório a partir desta quarta-feira. O município vai aplicar multa a quem não utilizar o equipamento de proteção individual nas ruas. Tanto quem estiver trabalhando em serviços essenciais quanto qualquer pessoa que estiver transitando pela cidade sem máscara vai pagar uma multa de R$ 136 em caso de reincidência. O prefeito Jaime Cruz, do PSDB, diz que é necessário aumentar a taxa de isolamento na cidade.
No início desta semana, a taxa de isolamento social em Vinhedo ficou em 51% na segunda-feira, dia 4 de maio, e 50% na terça, 5. Para Jaime Cruz, apenas a multa em dinheiro faz algumas pessoas se conscientizarem da necessidade de se cumprir decretos. Segundo o prefeito, a obrigatoriedade do uso das máscaras tem como objetivo acelerar o controle do novo coronavírus na cidade para depois se pensar em estratégias de reabertura do comércio.
O último levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, de 5 de maio, aponta 34 casos, uma morte e 28 curados em Vinhedo. Os hospitais atendem a 9 pessoas com a doença e outras oito ocorrências aguardam confirmação. A multa será aplicada após advertência à pessoa que estiver sem máscara. A fiscalização será feita pela Vigilância Sanitária.