Reabertura na RMC depende da saúde em cada cidade

A reabertura gradual das atividades na Região Metropolitana de Campinas a partir da próxima segunda-feira vai ficar a cargo das prefeituras de cada uma das 20 cidades que compõem o grupo. O Plano São Paulo, divulgado pelo Governo do Estado, apontou que em toda o região o cenário é o mesmo, da fase 2, no qual o comércio está autorizado a funcionar por meio de decretos municipais, mas bares, restaurantes, academias e salões de beleza ainda não podem voltar a funcionar. O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Dênis Andia, do PV, que é o presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC, afirma que cada município tem uma situação diferente na estrutura da saúde, e por isso a decisão não será conjunta.

Dênis Andia chama a atenção para o crescimento da pandemia de covid-19 no interior de São Paulo e diz que a flexibilização não deve ser motivo para a população pensar que a pior fase da doença na região já passou. O presidente do Conselho da Região Metropolitana admite que os casos de covid-19 podem aumentar com a reabertura do comércio, mas pede que os protocolos de combate à pandemia continuem e avalia que as cidades que vão liberar o comércio já montaram estrutura suficiente para receber eventuais pacientes.

Na última terça-feira, 26 de maio, Santa Bárbara teve apenas 40% de isolamento social, ficando na posição 93 entre as 104 cidades analisadas pelo Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo. O prefeito vai decretar a reabertura, pois segundo Dênis Andia, o município tem um dos menores índices de contaminação pelo novo coronavírus na região.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Ônibus invade loja após motorista passar mal em Campinas

Toyota anuncia retomada gradual da produção em Indaiatuba após incêndio em fábrica de motores

Operação flagra esquema de falsificação de cerveja em condições insalubres em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.