Ouça ao vivo

Relaxamento da quarentena não afeta isolamento

Foto: Guilherme Pierangeli)

O relaxamento da quarentena em Campinas implantado pela administração municipal não alterou os índices de isolamento social na cidade. A liberação para o funcionamento de alguns setores foi anunciada pelo prefeito  Jonas Donizette no  dia 11 de maio. Na semana anterior ao anúncio da medida, entre os dias 04 e 08, a taxa de isolamento social oscilou entre 43 e 45%.

Já na semana entre os dias 11 e 15 deste mês, os índices atingiram os mesmos patamares. O prefeito considera positivas as medidas adotada, pois  elas permitiram alternativas de trabalho para uma boa parcela da população. A principal delas foi a autorização para o comércio funcionar atendendo o consumidor no sistema de entregas rápidas como delivery e drive-thru.

Apesar do relaxamento, o prefeito explica que não adotou a flexibilização. O que ocorreu, segundo ele, foi um copilamento jurídico de leis federais e estaduais. A liberação do comércio para trabalhar fazendo uso da tecnologia segundo, Jonas Donizette, beneficia toda a população. Além do comércio através do sistema de entregas rápidas a prefeitura liberou também a reabertura de concessionárias de veículos e lojas que vendem insumos para o atendimento de oficinas mecânicas. Os serviços de agronegócio, escritórios de contabilidade, advocacia, imobiliárias e agências de turismo também receberam o aval, porém o trabalho só pode ser executado sem o atendimento presencial.

A lista inclui ainda bares e restaurantes para o atendimentos das entregas rápidas. Serviços de manutenção predial, hidráulica e elétrica também estão liberados assim como as lojas de material para construção.  Já os serviços de estética, como cabeleireiro e manicure e pedicure não estão autorizados. Quanto ao isolamento social, Campinas segue fora do índice minimo estabelecido pelo Governo de São Paulo para a liberação do comércio no período pós quarentena.

Segundo o Governador, João Dória, o município que não atingir o índice de 50% não será liberado para a flexibilização gradual da economia. O índice ideal de isolamento durante a pandemia do coronavírus estabelecido pela Organização Mundial da Saúde, a OMS e Ministério da Saúde  é de 70%.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.