O Sindicato dos Bancários de Campinas e Região garante que a categoria está trabalhando dentro da normalidade e sem registros de problemas mais graves durante a pandemia. Para ajudar os servidores da Caixa Econômica Federal na orientação sobre o auxílio emergencial, foi montado um serviço especial.
De acordo com a presidente da entidade, Ana Stela de Lima, desde o início da pandemia da covid-19, a categoria entrou em negociação com a Federação Nacional dos Bancos e conseguiu fechar um acordo nacional sobre os cuidados com saúde dos trabalhadores.
Entre as medidas, foram adotados o sistema home office e o afastamento de trabalhadores que fazem parte dos grupos de risco. Segundo a diretora do sindicato, na negociação, os três maiores bancos privados do país garantiram que não haverá demissões durante o período de pandemia.
Enquanto isso, a categoria também tenta prorrogar acordos na campanha salarial deste ano. De acordo com Lima, os problemas mais pontuais vem sendo registrados nas agências da Caixa Econômica Federal, pois o banco é o único em todo o país a fazer o pagamento do auxílio emergencial.
O benefício é oferecido pelo governo e direcionado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados. Com isso, grande parte da população que procura as agências, encontra algum tipo de dificuldade e tem que ser orientada pelos servidores do banco.
Em Campinas, para desafogar esse tipo de trabalho, o sindicato montou em sua sede um a espaço para atender a população. No local, a pessoa pode tirar dúvidas e fazer o preenchimento correto do auxílio. O serviço oferecido é totalmente de graça. Os interessados podem procurar a sede da entidade na Rua Ferreira Penteado, 460, no centro da cidade, no período da 9h às 14h.