Ouça ao vivo

Taxa de doentes em Campinas está entre as maiores de SP

Campinas está entre os sete municípios de São Paulo com maior taxa de crescimento da pandemia de covid-19. A curva epidemiológica registrada no período de 17 a 23 de maio contabilizou 360 novos casos.  Com a ascendência registrada, Campinas ultrapassou os 1.300 casos confirmados da doença e 52 óbitos até a data analisada.

A nota técnica sobre a avanço da pandemia na região foi feita pelo Observatório PUC-Campinas, e coordenada pelo economista Paulo Oliveira.  De acordo com ele, comparando os dados estatísticos, a cidade passa pelo pior momento desde o início da pandemia. Segundo ele, não dá para falar em estabilização dos números, pois os estudos feitos até agora ainda não são conclusivos.

Em recente pronunciamento, o secretário de saúde de Campinas, Carmino de Souza, falou sobre a franca expansão no número de casos de coronavírus na cidade e disse acreditar  em  uma certa estabilidade. De acordo com o professor e economista do Observatório PUC-Campinas, existe um problema de sazonalidade na divulgação dos dados da Covid-19.  O problema, segundo Paulo Oliveira, ocorre por conta da dinâmica dos laboratórios responsáveis pelas análises. Mas, independentemente do fato, a situação  é preocupante para o sistema de saúde da região pela falta de leitos  de UTI.

Na nota técnica sobre a avanço da pandemia do coronavírus na região metropolitana, Campinas apresentou a pior média em casos absolutos para cada 100 mil habitantes, junto aos municípios de Morungaba e Paulínia. Em contrapartida, as cidades de Pedreira e Arthur Nogueira seguem tendo a menor incidência de casos na RMC em termos relativos. Porém, as taxas de casos confirmados e óbitos por 100 mil pessoas, anteriormente entre as mais baixas do país, indicam comportamento crescente de contágio em toda a região. A média de casos nos 20 municípios que integram a RMC, antes de 42,6 para cada 100 mil habitantes, subiu para 57,94 num período de sete dias. No Estado a média ficou em 66 e no Brasil 110,7 casos, para cada grupo de 100 mil habitantes.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.