Taxa de isolamento social despenca no interior

Foto: Reprodução

A taxa de isolamento social, medida pelo Palácio dos Bandeirantes, vem despencando em São Paulo nos últimos dias, seja na capital ou no interior do estado. Nesta terça-feira, o Centro de Contingência de Coronavírus apontou que na Grande São Paulo, este índice era de 48% e no interior, o valor era ainda menor, ficando em 47%. Enquanto esse indicador diminui, a taxa de ocupação dos leitos de UTI segue alta, principalmente na região metropolitana da capital. Por lá, a taxa está em 86,9%.

No estado como um todo, a situação é um pouco mais tranquila, com ocupação de 68,9% Segundo o coordenador do Centro, David Uip, os números registrados nesta terça-feira são muito preocupantes. Ele afirma que com essa taxa de ocupação dos leitos, a média de isolamento social deve ser superior a 50%, no mínimo. Para Uip, o estado passará por enormes dificuldades nas próximas semanas se a adesão ao isolamento social não aumentar. “A média de isolamento do município de São Paulo no dia 04/05 foi de 48%. A média do estado foi de 47%. Não é possível trabalhar com esse índice. Precisamos de manter no mínimo 50%. Se isso não acontecer, nós teremos dificuldades enormes dentro de um mês, se esse número não for superior a esses 50%”, afirmou.

Outro ponto importante ressaltado pelo Centro de Contingência do Coronavírus é a possibilidade de criação de 1,8 mil leitos com respiradores em todo o estado. Segundo o secretário de saúde do estado, José Henrique German, essas novas vagas devem ser criadas a partir da chegada dos equipamentos, que já foram comprados e devem ficar disponíveis a partir desta quinta-feira. “Temos, para a abertura de leitos em todo o estado, cerca de 1,8 mil unidades. Faremos isso tão logo seja necessário e quando tivermos todos os equipamentos necessários, principalmente os respiradores. Esses respiradores começam a chegar na quinta-feira e acredito que a partir do final de semana, nós já começaremos a dispor de novos leitos, que ajudarão a diminuir a taxa de ocupação no estado”, acredita.

Nesta terça-feira, o estado de São Paulo havia registrado 34.053 casos confirmados de covid-19 e 2.851 mortes.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Operação da PM contra o tráfico apreende drogas e mais de R$ 200 mil em dinheiro vivo

Personal trainer é agredido ao defender mulheres de assédio em bar de Águas de Lindóia

PF prende envolvidos com tráfico internacional de drogas por Viracopos na Operação Tramesa

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.