A Paróquia de Santo Antônio, no bairro Ponte Preta, em Campinas, não terá celebrações, missas, ou o tradicional bolo com centenas de metros de comprimento na festa em homenagem ao dia do padroeiro, em 13 de junho.
A série de atividades será divulgada e transmitida através do Facebook. Para o padre Jesus, pároco da igreja, a solução encontrada é necessária e evita aglomerações e o contágio na pandemia, mas sem deixar os fiéis desassistidos.
“Pensamos e vamos fazer a trezena, que é a preparação para a Festa de Santo Antônio. Começa no dia 31 de maio, às 19h, e vai estar gravada e será passada todo dia na rede social. Inclusive, teremos um roteiro para as pessoas”, explica.
No dia de Santo Antônio, que este ano acontece em um sábado, o padre detalha que serão celebradas duas missas, às 10h e às 15h, que também serão transmitidas pela rede social. A benção dos pães será feita de forma simbólica.
“Efetuaremos o andor, vamos benzer também os pães e o bolo de Santo Antônio. Não vai ter o bolo aqui da igreja e nem vamos trazer, repartir e benzer os pães como fazíamos. Mas a gente vai fazer a benção aqui de forma simbólica”, diz.
Com isso, ao invés dos 176 metros de bolo e de uma tonelada do recheio de doce de leite, as porções e proporções serão menores. A ideia é que cada família faça o doce. A receita também será divulgada pela página da paróquia no Facebook.