Turismo relata colapso e não pode pagar contas

O setor de turismo é um dos mais prejudicados economicamente desde o início da pandemia de covid-19. Não só os hotéis e resorts, mas toda uma cadeia produtiva, que inclui bares, restaurantes e locadoras de carros, entre outros.

Segundo estudos do Observatório da PUC-Campinas, o turismo movimenta 13% do Produto Interno Bruto do Estado de São Paulo e gera 50 mil empregos diretos e indiretos na região.

Em 2019, foram movimentados R$ 80 bilhões nas cidades paulistas. O presidente do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, Vanderlei Costa, afirma que o isolamento deixou as empresas sem renda e pede aos governos que adotem medidas para que as contas possam ser pagas.

O representante do setor de turismo diz que os bancos, especialmente os privados, não autorizam crédito a empresários. Sem capital de giro, os empréstimos ou parcelamentos de dívidas são barrados.

Mesmo ao final das medidas de isolamento e um controle da pandemia de coronavírus, o turismo ainda deve seguir em crise. Para Vanderlei Costa, os clientes ainda não estarão seguros ou não terão dinheiro para realizar eventos e fazer viagens.

Segundo o presidente do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, o faturamento do turismo já vem caindo desde 2013 por causa da crise econômica no Brasil.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Ônibus invade loja após motorista passar mal em Campinas

Toyota anuncia retomada gradual da produção em Indaiatuba após incêndio em fábrica de motores

Operação flagra esquema de falsificação de cerveja em condições insalubres em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.