Ouça ao vivo

Turismo relata colapso e não pode pagar contas

O setor de turismo é um dos mais prejudicados economicamente desde o início da pandemia de covid-19. Não só os hotéis e resorts, mas toda uma cadeia produtiva, que inclui bares, restaurantes e locadoras de carros, entre outros.

Segundo estudos do Observatório da PUC-Campinas, o turismo movimenta 13% do Produto Interno Bruto do Estado de São Paulo e gera 50 mil empregos diretos e indiretos na região.

Em 2019, foram movimentados R$ 80 bilhões nas cidades paulistas. O presidente do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, Vanderlei Costa, afirma que o isolamento deixou as empresas sem renda e pede aos governos que adotem medidas para que as contas possam ser pagas.

O representante do setor de turismo diz que os bancos, especialmente os privados, não autorizam crédito a empresários. Sem capital de giro, os empréstimos ou parcelamentos de dívidas são barrados.

Mesmo ao final das medidas de isolamento e um controle da pandemia de coronavírus, o turismo ainda deve seguir em crise. Para Vanderlei Costa, os clientes ainda não estarão seguros ou não terão dinheiro para realizar eventos e fazer viagens.

Segundo o presidente do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, o faturamento do turismo já vem caindo desde 2013 por causa da crise econômica no Brasil.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.