Valinhos começou a aplicar, nesta segunda-feira, os testes rápidos para coronavírus. O material foi enviado pelo Ministério da Saúde para a Secretaria Municipal de Saúde.
As 1.120 unidades do teste são voltadas para pacientes prioritários, com apresentação de solicitação médica. O exame é feito na UBS do Jardim Paraíso até esta sexta-feira, das 8h30 às 13h.
Nesta segunda-feira, primeiro dia de aplicação dos testes, somente uma mulher foi examinada. Ela tem 62 anos, apresentava febre há 9 dias e procurou a UPA. O teste foi negativo para o coronavírus. Outras cinco pessoas procuraram o local para realização do exame, mas não se enquadravam no grupo prioritário.
São atendidos pacientes que residem em Valinhos, tenham mais de 60 anos ou sejam profissionais da saúde e segurança pública em atividade. Familiares desses profissionais que residem no mesmo endereço e apresentem sintomas de doença respiratória também são atendidos, desde que com solicitação médica.
O teste rápido demora entre 15 e 30 minutos para apresentar o resultado, a partir da presença de anticorpos do vírus no sangue do paciente. O endereço da UBS do Jardim Paraíso é Rua das Acácias, sem número.
Valinhos tem 11 pacientes internados em UTIs, além de 13 pessoas internadas em enfermarias com quadros moderados. Uma morte suspeita é apurada, e 80 casos suspeitos aguardam resultado de exames do Instituto Adolfo Lutz.
São 60 casos confirmados da doença – 49 deles já estão curados, seis pessoas morreram, e 5 estão internadas.