Ouça ao vivo

Velocidade de contaminação no interior supera capital

A velocidade da incidência da pandemia de covid-19 no interior e no litoral paulista já é maior do que na Grande São Paulo, segundo informou o governo do estado nesta quarta-feira, 20.  Segundo um levantamento feito pela secretaria de desenvolvimento regional, as análises de abril já indicavam uma preocupação com o avanço da doença no território paulista. Naquela ocasião, a velocidade de contaminação era quatro vezes maior no interior e litoral.

Agora em maio, todas as regiões administrativas do estado já registram um índice de contaminação pela doença maior do que a região metropolitana da capital. A pior situação é da Baixada Santista, que nas últimas semanas ultrapassou a região de Campinas, em relação aos casos confirmados da doença. 74% das cidades de São Paulo já tem registro do novo coronavírus. Todos os municípios paulistas com mais de 15 mil habitantes já confirmaram casos de covid-19.

De acordo com o secretário de desenvolvimento regional, Marco Vinholi, o isolamento social é muito importante para conter o avanço da covid-19 no estado. Desta forma, ele garante que o Palácio dos Bandeirantes apoia todas as medidas restritivas adotadas pelos municípios, especialmente nesta semana, quando houve a antecipação de feriados na capital. “Nós estamos apoiando as medidas restritivas implementadas pelas prefeituras municipais. Eles têm um regramento que vem do STF e eles têm essa autonomia. E a palavra do estado é de apoio dessas medidas restritivas. Até agora são barreiras sanitárias, impedindo pessoas que possam ter a incidência do vírus, mas a recomendação geral é para que ninguém viaje a turismo para o litoral do estado de São Paulo, a Baixada Santista em especial. Não é para viajar para nenhum lugar do território paulista”, disse.

O estado reforçou que não há possibilidade de afrouxamento da quarentena no estado antes do dia 31 deste mês.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.