Ouça ao vivo

Após fluxo grande, SP diz que população entendeu plano

Foto: Marco Guarizzo

Mesmo com o aumento do número de pessoas nas ruas após a reabertura gradual do comércio no estado, o governo paulista afirma que a população entendeu as diretrizes do Plano São Paulo. Autorizando a volta das atividades comerciais com critérios, as autoridades pediram que as pessoas mantivessem o isolamento social e só saíssem de casa em extrema necessidade.

Em Campinas, por exemplo, a situação foi preocupante nesta segunda-feira, quando shoppings registraram filas de consumidores e o comércio da região central arrastou uma multidão para as ruas. De todo modo, o governo paulista faz uma avaliação positiva do plano de reabertura econômica, já que a taxa de ocupação de leitos de UTI diminuiu com a disponibilização de novas unidade e a taxa de isolamento não sofreu muita alteração. A secretária de desenvolvimento econômico de São Paulo, Patrícia Ellen, disse que os índices apontam que a população entendeu o Plano SP e está se resguardando. “O nosso isolamento no estado e na capital se mantêm nos patamares das últimas semanas. Então, a população entendeu o plano São Paulo. É um plano onde cada um tem que fazer a sua parte. É um plano de proteger as pessoas”, afirma.

Nesta terça-feira, 09, São Paulo registrou 334 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, o maior volume desde o início da pandemia. O secretário de saúde José Henrique German disse que deve analisar os números friamente e que o índice de óbitos no estado permanece na faixa dos 3,5%. Ele afirma que esse crescimento é de baixa velocidade. “Especificamente hoje, mesmo assim, nós tivemos um aumento de 3,5%. Então nós continuamos na mesma média de 3%, 3,5% do número de óbitos. E eu diria para vocês, que nós estamos passando por um crescimento de baixa velocidade, vamos dizer assim. É muito duro e difícil falar assim com relação a óbito. Mas, falando de cenário, do nosso trabalho e tudo que nós temos feito, é assim que temos que estudar, analisar e concluir, e assim direcionar os nossos trabalhos”, explicou.

Nesta segunda-feira, 08, a taxa de isolamento no estado de São Paulo ficou em 47% e na Grande São Paulo em 48%. O total de casos confirmados no estado chegou nesta terça-feira, 09, a 150.138, com 9.522 mortes por covid-19. A taxa de ocupação de UTI está em 68,6% no estado e 74,1% na Grande São Paulo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.