Ouça ao vivo

Brasileiro trabalha 151 dias para pagar carga tributária

arquivo/cbn

Estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, o IBPT, mostra que o brasileiro trabalhou 151 dias neste ano somente para pagar impostos. No ano passado foram dois dias a mais. O resultado mostra que o Brasil continua figurando entre os países com maior carga tributaria do mundo. De acordo com o presidente executivo do IBPT, João Eloi Olenike, os tributos municipais, estaduais e federais somados, perfazem mais de 41% do salário do brasileiro com rendimento médio.Cerca de 23% desse índice são referentes ao imposto pago sobre o consumo, outros 15% sobre a renda e 3% são relativos ao patrimônio.

Segundo dados do estudo do IBPT, houve crescimento significativo no índice frente aos outros anos. Um dos fatores foi o aumento no número de tributos a partir do ano de 2015. Em 2001, por exemplo, eram necessários 130 dias de trabalho para pagar todos os tributos, desde então , houve um crescimento de 16%. De acordo com o presidente do Instituto,João Eloi Olenike, para 2021, o numero de dias trabalhados pelos brasileiros para pagar a carga pesada dos tributos, deverá ser menor, por canta do isolamento social e queda no consumo provocados pela crise sanitária e econômica provocada pela covid-19. No entanto segundo ele, a equação ainda está aberta , pois, tudo vai depender das medidas que deverão ser adotadas pelo Governo Federal.

O estudo dos dias trabalhados pelo brasileiro com rendimento médio feito pelo IBPT apresenta também um comparativo com as maiores economias do mundo. Entre os dez países onde mais se trabalha para pagar impostos , o Brasil está em 9ª posição. Para se ter uma ideia , enquanto o brasileiro trabalhou 151 dias, nos Estados Unidos foram 96, ou seja , 36% a menos.

Todos os dados do estudo podem ser consultados no site oficial : https://ibpt.com.br/noticia/2843/Estudo-sobre-os-dias-trabalhados-para-pagar-tributos-2020

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.