Campinas confirmou mais cinco mortes por covid-19 e agora contabiliza 97 óbitos. Os registros fatais são principalmente do final do mês passado e são de pacientes que possuíam outros problemas de saúde.
As vítimas são uma mulher de 55 anos, que faleceu em hospital público, e quatro homens. Um deles, de 59 anos, morreu em casa. Um de 83 foi atendido na rede privada. Outros, de 68 e 82 anos, na pública.
Os casos confirmados subiram 167 em relação ao balanço de quinta e chegaram a 2.465. Os registros fatais que aguardam a realização de exames são 22, dois a menos. Os de casos suspeitos foram a 406, sete a menos.
O índice de recuperados subiu para 1.786, um acréscimo de 150. O número de internados é de 169, mais quatro. Em isolamento domiciliar, 413, oito a mais. Foram descartadas 5.782 suspeitas, 211 a mais.
Os dados foram atualizados pelo prefeito Jonas Donizette, do PSB, que fez um apelo aos moradores, comerciantes e líderes religiosos diante da reabertura gradual das atividades na cidade a partir de segunda.
“Não insista em entrar em uma loja e em shopping lotados. Se estiver cheio, vá outro dia pra não criar aglomeração. Pastores, padres e autoridades religiosas, nos ajudem: o decreto não vale para este domingo”, diz.
O apelo foi feito durante o comentário de Jonas sobre o decreto de quarentena na cidade, válido até o dia 15 mesmo com a retomada em 8 de junho. Segundo ele, o prazo serve para que seja feita uma medição.
A intenção é observar a taxa de isolamento social e os números da doença nos próximos dias. Com isso, espera evitar que o município saia da classificação atual, laranja, para a fase mais grave, vermelha.
O prefeito detalhou ainda que mais 20 vagas de UTI destinadas a infectados vão entrar em operação no Hospital Mário Gatti na segunda-feira. Com isso, os 30 novos leitos previstos pela Rede estarão implantados.
Atualmente, Campinas tem 208 UTIs para pacientes com a covid-19. O total, portanto, iria a 228. São 78 do SUS municipal, 41 leitos do SUS estadual, do AME e da Unicamp, e 90 da rede particular.