Ouça ao vivo

Campinas segue na fase laranja e Piracicaba regride

Foto: Reprodução/Governo de SP

O governador João Dória (PSDB) apresentou nesta sexta-feira o mapa atualizado do Plano São Paulo, que define as condições do sistema de saúde durante a pandemia. Ao contrário do que havia sinalizado o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, a região de Campinas segue na fase laranja, a segunda pior classificação entre as cinco possíveis.

Com isso, bares, restaurantes, academias e salões de beleza devem seguir fechados por orientação do Estado. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, diz que por causa da ocupação de leitos de UTI, Campinas é considerada fase vermelha do sistema de saúde.

Segundo os dados anunciados pelo governo estadual, os casos de covid-19 cresceram 2,01% na região em relação à última classificação e as mortes 1,1%.

Já a região de Piracicaba regrediu para a fase vermelha. Desta forma, apenas os serviços essenciais poderão funcionar no município e nas cidades vizinhas. A variação de casos é de 2,18% e a ocupação de leitos de UTI está em 66,3%.

Marco Vinholi explica que a entrada de Piracicaba na fase vermelha se deve ao número de casos e mortes por covid-19 e não pela capacidade hospitalar, considerada satisfatória.

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB) anunciou o fechamento do hospital de campanha instalado no estádio do Pacaembu. Por isso, a remoção de pacientes do interior, como havia proposto o prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), está descartada. O atendimento será centralizado na unidade montada no Pavilhão de Exposições do Anhembi.

O governador resume a classificação das regiões do Estado afirmando que nenhuma delas está em condições de voltar ao funcionamento normal das atividades.

A quarentena no Estado foi prorrogada até 14 de julho.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.