Colégios técnicos da Unicamp adotam política de cotas

Foi aprovada nesta terça-feira a aplicação de cotas étnico-raciais e sociais nos processos seletivos dos colégios técnicos da Unicamp: o Cotuca, em Campinas, e o Cotil, em Limeira. As duas unidades de ensino contam com 3,6 mil alunos, sendo 2,1 mil no Cotuca e 1,5 mil no Cotil. A política de cotas passa a valer para o próximo processo seletivo, para ingresso no ano de 2021. 

Ficam reservadas 70% das vagas de cada curso para estudantes que cursaram todo o ensino fundamental 2 em escola pública. Destas, 35% serão preenchidas por alunos autodeclarados pretos, pardos e indígenas. 

Portanto, 35% das vagas são destinadas a estudantes pretos, pardos e indígenas que tenham cursado todo o ensino fundamental 2 em escola pública, 35% para estudantes de qualquer etnia que tenham cursado todo o ensino fundamental 2 em escola pública, e 30% das vagas de cada curso destinadas à ampla concorrência. 

A política de cotas é incorporada ao vestibulinho dois anos após a aprovação da primeira proposta no Cotuca, em 23 de maio de 2018. Desde então, foi discutida em várias instâncias, seguiu para debates em câmaras da Unicamp e Comissão Assessora da Diversidade Étnico-racial. O modelo retornou para debate com a comunidade, e finalmente foi aprovado no Consu. 

 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Polícia descobre fábrica clandestina de bebidas em Hortolândia

Justiça determina que vereador Cássio Fala Pira continue preso

Americana realiza mutirão gratuito de exames preventivos neste sábado 

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.