CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Colégios técnicos da Unicamp adotam política de cotas

Foi aprovada nesta terça-feira a aplicação de cotas étnico-raciais e sociais nos processos seletivos dos colégios técnicos da Unicamp: o Cotuca, em Campinas, e o Cotil, em Limeira. As duas

Colégios técnicos da Unicamp adotam política de cotas
Foi aprovada nesta terça-feira a aplicação de cotas étnico-raciais e sociais nos processos seletivos dos colégios técnicos da Unicamp: o Cotuca, em Campinas, e o Cotil, em Limeira. As duas unidades de ensino contam com 3,6 mil alunos, sendo 2,1 mil no Cotuca e 1,5 mil no Cotil. A política de cotas passa a valer […]

Foi aprovada nesta terça-feira a aplicação de cotas étnico-raciais e sociais nos processos seletivos dos colégios técnicos da Unicamp: o Cotuca, em Campinas, e o Cotil, em Limeira. As duas unidades de ensino contam com 3,6 mil alunos, sendo 2,1 mil no Cotuca e 1,5 mil no Cotil. A política de cotas passa a valer para o próximo processo seletivo, para ingresso no ano de 2021. 

Ficam reservadas 70% das vagas de cada curso para estudantes que cursaram todo o ensino fundamental 2 em escola pública. Destas, 35% serão preenchidas por alunos autodeclarados pretos, pardos e indígenas. 

Portanto, 35% das vagas são destinadas a estudantes pretos, pardos e indígenas que tenham cursado todo o ensino fundamental 2 em escola pública, 35% para estudantes de qualquer etnia que tenham cursado todo o ensino fundamental 2 em escola pública, e 30% das vagas de cada curso destinadas à ampla concorrência. 

A política de cotas é incorporada ao vestibulinho dois anos após a aprovação da primeira proposta no Cotuca, em 23 de maio de 2018. Desde então, foi discutida em várias instâncias, seguiu para debates em câmaras da Unicamp e Comissão Assessora da Diversidade Étnico-racial. O modelo retornou para debate com a comunidade, e finalmente foi aprovado no Consu. 

 

Conteúdos