Ouça ao vivo

Fecomercio SP questiona ônus imposto ao empresário

Foto: Leandro Las Casas

A FecomercioSP reitera que a reabertura parcial do comércio no Estado deverá respeitar as características regionais, em conjunto com a capacidade de atendimento da saúde e a evolução da contágio em cada cidade. Nesta semana, o estado de São Paulo começou a retomada controlada das atividades econômicas, de acordo com a classificação por regiões. Com isso, algumas cidades iniciaram a abertura parcial de comércio e serviços.

O vice-presidente da Fecomercio SP, Ivo Dall’Aqua Júnior, informou que dados estaduais demonstram não ter havido contaminação entre trabalhadores do comércio dos serviços essenciais que precisaram trabalhar neste período de quarentena, o que confirma o cumprimento dos protocolos. No entanto, ele critica o excesso de exigências impostas aos empresários do setor.

A entidade, enviou, por exemplo, um ofício questionando o ônus da realização de testes laboratoriais para covid-19 ao setor privado, proposto no decreto publicado pela prefeitura de São Paulo, uma vez que o empresariado já passa pela crise e tem tido dificuldade de manter os negócios.

Ivo Dall’Aqua Júnior considera impossível avaliar neste momento qual será o impacto econômico da pandemia para o comércio no Estado, mas adianta que mesmo com essa reabertura gradual, o setor terá que atender a protocolos que geram um custo elevado, o que dificulta ainda mais dimensionar os resultados.

Em atendimento às exigências, a Federação enviou sugestões de protocolos sanitários e de saúde com orientações para que lojas de rua, shoppings, concessionárias de veículos, escritórios e imobiliárias operem com segurança. Dentre as sugestões, está a previsão do uso de equipamentos de proteção por funcionários e clientes, disponibilização de álcool em gel e cartilha com as diretrizes sanitárias; distanciamento social de 1,5 metro, horário de atendimento diferenciado para grupo de risco, proibição de eventos em larga escala e separação de lixo com potencial de contaminação.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.