Ouça ao vivo

Doação de sangue cai 60% em Campinas

O Centro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular está com o estoque de sangue quase esgotado por causa da falta de doadores.  A queda nas doações foi de 60% e inclui todos os tipos de sangue. De acordo com Acacira Araújo, médica diretora da unidade, a queda nos estoques, que em tempos normais já ocorre nesta época fria do ano, se intensificou por causa da pandemia do coronavírus.

Muitas pessoas necessitam dessa ajuda para sobreviver, pois dependem de transfusões de sangue programadas por causa de deficiências congênitas, tratamento oncológico, como a quimioterapia, ou em casos especiais como em transplantes, cirurgias e tratamentos médicos, além de situações emergenciais como ocorre com vítimas de acidentes, por exemplo. Acacira explica que as transfusões de sangue têm sido necessárias inclusive para pacientes com covid-19. Qualquer pessoa com boa saúde, com idades de 18 e 65 anos e 50 quilos ou mais, pode fazer a doação a cada três meses.

As doações podem ser realizadas na Av. Júlio de Mesquita, 571, no cambuí. A unidade é higienizada metodicamente todos os dias e está pronta para atender com segurança, sem o risco de contaminação. O Centro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular possui parceria com estacionamento bem próximo, na Av. Benjamin Constant, nº 1916, no Cambuí. Para evitar aglomerações, as doações estão sendo  agendadas pelo WhatsApp 98314-7337, de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.