Ouça ao vivo

Enxergar riscos e oportunidades pode salvar empresas

Diante da crise financeira provocada pela pandemia do novo coronavírus, grande parte das empresas teve que paralisar as atividades total ou parcialmente. Porém, muitas estão conseguindo manter o volume de negócio. A receita, segundo o administrador e contabilista, Reginaldo José Chagas, é enxergar, além dos riscos, as oportunidades dentro do novo cenário.

De acordo com ele, uma das maiores dificuldades das empresas está em saber se localizar no mercado e dar o próximo passo. Para se manter, o conselho é seguir o tripé da gestão econômica e financeira e aproveitar as políticas governamentais que estão sendo ofertadas. Para ele, o Governo Federal agiu rápido e de forma satisfatória.

Na opinião do contabilista, os problemas que as empresas estão enfrentando para obter as chamadas linhas de créditos estão sendo sendo ajustados. Outro ponto positivo citado são as medidas trabalhistas que permitiram a suspensão temporária do contrato de trabalho e fôlego para o pagamento do INSS e FGTS, além da prorrogação do PIS e Cofins.

A recomendação, principalmente para as empresas de médio porte, é trabalhar a gestão econômica interna, aproveitar as oportunidades e rever os custos, pois, dentro do novo cenário, muitas tiveram que se reinventar. É recomendado também rever as estratégias comerciais e negociar os custos dos produtos. A medida é necessária para poder definir o patamar do faturamento de equilíbrio, que vai projetar o lucro e a continuidade do negócio.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.