Especialista questiona volta de atividades na região

Foto: Leandro Las Casas

O médico e epidemiologista da Faculdade São Leopoldo Mandic, André Ribas Freitas, não vê “sentido lógico” na previsão de retorno das atividades em Campinas para o próximo dia 8. Para ele, os dados do surto ainda são graves.

Além de estender o mesmo entendimento às demais cidades da região que iniciaram a retomada em meio ao momento de alta de contágios, Ribas critica o risco elevado à saúde, já que os números de infecções e mortes podem subir.

“As recomendações internacionais são claras: para se pensar em diminuir a intensidade do controle, é preciso três indicadores caindo: pessoas infectadas, com sintomas e internadas. E todos estão ascendentes em Campinas”, alerta.

O especialista vai além e questiona até mesmo as medidas adotadas desde o início da pandemia de coronavírus, que não teriam sido suficientes para controlar o índice de contaminação e a alta taxa de ocupação de leitos de UTI.

Na visão dele, a reabertura gradual só deveria ser adotada se o controle estabelecido durante o surto no Brasil fosse efetivo e resultasse em uma curva decrescente de total de casos, mortes e de pessoas atendidas e internadas.

“Não tem sentido lógico você imaginar que, dentro da curva ascendente, relaxar as medidas vai ajudar a manter o controle. Se nem mesmo com as medidas atuais foi possível, não adianta imaginar uma mágica acontecendo”, critica.

Além de Campinas, que adiou a medida por uma semana por conta da alta de confirmações de covid-19, Cosmópolis e Artur Nogueira também não reabriram o comércio. As demais 17 cidades da região metropolitana já retornaram.

 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Ônibus invade loja após motorista passar mal em Campinas

Toyota anuncia retomada gradual da produção em Indaiatuba após incêndio em fábrica de motores

Operação flagra esquema de falsificação de cerveja em condições insalubres em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.