Ouça ao vivo

Estado amplia cuidados em presídios e asilos

A pandemia do novo coronavírus já provocou mais de 20 mortes em asilos no interior de São Paulo, fato que tem chamado a atenção do governo do estado. Na região de Campinas, os casos mais graves foram registrados em Piracicaba e Hortolândia, onde dezenas de óbitos por covid-19 foram registrados. O governo afirma que está tomando providências para proteger os chamados grupos de risco, com o isolamento de casos suspeitos da doença, além do monitoramento. No estado, são 552 asilos que recebem acompanhamento do governo.

A preocupação se dá também em relação ao sistema prisional. O coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo, Dimas Covas, afirmou que o estado ampliou a testagem de presos e de idosos que vivem em asilos. “Dentro dessas instituições, adota-se o mesmo procedimento: isolamento de casos, identificação de contatos, testes dos contatos, inclusive dos funcionários que têm contato externo. Tem todo um planejamento para dar atenção a essas populações especiais, que são grupos de risco. Principalmente os asilos. Em alguns deles nós já tivemos mortes e então precisamos dar uma atenção especial”, disse.

O governo informou ainda que o número de testes diários realizados no estado aumentou muito, passando de mil procedimentos para 8 mil. Dimas Covas disse que nos próximos três meses, a testagem em São Paulo será semelhante ao volume realizado na Europa. “Os números, que nós temos falado de números de exames por 100 mil habitantes está previsto para os três meses próximos. Quer dizer, nós vamos atingir esses números que são comparáveis a outros países na fase mais crítica da epidemia”, afirma.

Os servidores da segurança pública, como policiais civis e militares, também estão sendo testados no estado. Segundo o governo, 70 mil policiais e suas famílias foram testados e 3 mil servidores estão afastados após positivarem para covid-19. Nesta quinta-feira, 04, São Paulo registrava 129.200 casos da doença e 8.561 mortes. A taxa de ocupação de UTI no estado ficou em 71,4% e na Grande São Paulo, em 82,4%. A taxa de isolamento registrada nesta quarta-feira, 03, ficou em 47% no estado de São Paulo, em 49% na grande São Paulo e em 46% no litoral e no interior.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.