Ouça ao vivo

Estudo aponta aumento acelerado de contágio na RMC

Foto: Arquivo/CBN Campinas

O avanço acelerado da pandemia do coronavírus na Região Metropolitana de Campinas preocupa a classe médica, principalmente em meio a possibilidade de flexibilização das medidas de isolamento social, baseadas no anúncio da “quarentena inteligente” do governo do Estado de São Paulo

Segundo nota técnica produzida pelo Observatório PUC-Campinas, no período de 24 a 30 de maio houve um aumento de 39,47% no número de mortes provocadas pela doença em relação à semana anterior. Já os casos notificados da doença no período analisado aumentaram em 28,39%.

O aumento de circulação de pessoas nas ruas, no transporte coletivo e as aglomerações já são evidentes em cidades como Campinas. A tendência com a flexibilização, segundo o médico infectologista André Giglio Bueno, da Faculdade de Medicina da PUC Campinas, é que os índices aumentem ainda mais nas próximas semanas.

Para ele a população precisa entender que a flexibilização não significa a volta do que era normal antes da pandemia. A preocupação é ainda maior por conta da falta de leitos de UTI, pois, tanto na capital quanto nas cidades do interior, a capacidade já está esgotada ou chegando no limite. Para o médico infectologista, ainda não é o momento de flexibilização da economia, pois será muito difícil controlar a população apenas com as medidas de orientação.

De acordo com a nota técnica produzida pelo Observatório PUC-Campinas, em comparação com as demais cidades brasileiras, 12 dos 20 municípios da RMC estão entre os 50% com maior incidência da doença, com média de 65 casos a cada 100 mil habitantes.

Com o aumento da demanda regional, as taxas de ocupação em leitos de UTI ultrapassam 90% em hospitais da rede municipal de Campinas, que continua entre as sete cidades de maior taxa de crescimento da doença em casos absolutos no Estado de São Paulo.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.