O paciente que está há mais de três meses internado no Hospital de Clínicas da Unicamp esperando por um implante de um CDI, dispositivo que é a evolução do conhecido marcapasso, testou positivo para covid-19 nesta sexta-feira, 19. Um dia antes, o filho do idoso, que tem 76 anos, conversou com a reportagem da CBN e expressava a preocupação com o novo coronavírus. Na resposta dada pela assessoria do HC, a cirurgia para o implante aconteceria nesta segunda-feira e a nota pegou de surpresa a família do paciente, que não havia sido informada do procedimento. Mas atrásra, será necessário que o idoso se recupere da covid para enfim receber o dispositivo.
O homem se internou no HC há mais de 90 dias com um sério problema cardíaco e o implante era a única alternativa para a reversão de seu quadro clínico. Com um custo estimado em cerca de R$ 50 mil, o aparelho até então não tinha sido disponibilizado pelo estado. Quando tudo parecia se encaminhar para um final feliz, veio o diagnóstico da covid-19, aumentando a angústia da família. O filho do paciente, Marcos Benutto, disse que mais uma vez o pai está pagando o preço da ineficiência do estado. “Mais uma vez a ineficiência do estado está se mostrando e isso pode custar a vida do meu pai. A gente está muito indignado, muito desesperado, porque meu pai não precisaria ficar 90 dias esperando um parelho”, afirma.
Em nota, o HC da Unicamp informou que o paciente está clinicamente estável e sem complicações. A unidade disse ainda que a cirurgia de implantação do CDI será remarcada.