A pandemia do novo coronavírus elevou os índices de intoxicação de adultos por produtos de limpeza. Segundo os dados da Anvisa desde janeiro, o aumento na incidência foi de 23%. Em Campinas, o índice foi bem maior. De acordo com os dados do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campinas, o Ciatox da Unicamp, desde o início da pandemia o número de casos aumentou em 70%.
Historicamente, segundo o coordenador executivo da unidade, José Luiz da Costa, que é também professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp, o aumento anual no índice de intoxicação de adultos acima de 15 anos está entre 10% e 15%. De acordo com ele, as intoxicações acontecem de forma acidental, principalmente por conta da mistura de produtos incompatíveis. Um outro índice que chamou a atenção foi o aumento no número de casos de tentativas de suicídio com produtos sanitários.
A incidência de intoxicação aumentou também entre as crianças, mas o índice não foi revelado. Neste caso segundo o coordenador executivo do Ciatox, a recomendação aos pais é manter a calma e procurar ajuda médica especializada e nunca correr para a internet em busca de solução. O Centro de Informação e Assistência Toxicológica mantém atendimento 24 horas pelo telefone 3521 7555.