Intoxicação por produtos de limpeza aumenta na quarentena

A pandemia do novo coronavírus elevou os índices de intoxicação de adultos por produtos de limpeza. Segundo os dados da Anvisa desde janeiro, o aumento na incidência foi de 23%. Em Campinas, o índice foi bem maior. De acordo com os dados do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campinas, o Ciatox da Unicamp, desde o início da pandemia o número de casos aumentou em 70%.

Historicamente, segundo o coordenador executivo da unidade, José Luiz da Costa, que é também professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp, o aumento anual no índice de intoxicação de adultos acima de 15 anos está entre 10% e 15%. De acordo com ele, as intoxicações acontecem de forma acidental, principalmente por conta da mistura de produtos incompatíveis. Um outro índice que chamou a atenção foi o aumento no número de casos de tentativas de suicídio com produtos sanitários.

A  incidência de intoxicação  aumentou também entre as crianças, mas  o índice não foi revelado. Neste caso segundo o coordenador executivo do Ciatox, a recomendação aos pais é manter a calma e procurar ajuda médica especializada e nunca correr para a internet em busca de solução. O Centro de Informação e Assistência Toxicológica mantém atendimento 24 horas pelo telefone 3521 7555.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Polícia descobre fábrica clandestina de bebidas em Hortolândia

Justiça determina que vereador Cássio Fala Pira continue preso

Americana realiza mutirão gratuito de exames preventivos neste sábado 

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.