Ouça ao vivo

Jonas fecha comércio de Campinas novamente

Foto: Reprodução

O prefeito Jonas Donizette (PSB) anunciou nesta sexta-feira o fechamento do comércio de Campinas por causa do aumento dos casos do novo coronavírus. Lojas de rua e shoppings param de funcionar novamente, três semanas depois da reabertura gradual, com 20% da capacidade e limite de quatro horas diárias.

O prazo é de uma semana, a partir da próxima segunda, dia 22, e pode ser prorrogado por mais sete dias. O sistema de delivery e drive-thru segue autorizado a funcionar. Igrejas e templos permanecem abertos, assim como escritórios e prestadores de serviço.

A justificativa, segundo Jonas, foi o alto índice de ocupação dos leitos de hospital por pacientes com covid-19.

O prefeito também comentou sobre possíveis críticas ao novo fechamento dos estabelecimentos, mas defende que o decreto deve conscientizar a população sobre a necessidade de isolamento social. O índice do Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo apontou 46% nos primeiros dias da semana e 44% na quinta-feira, dia 18.

Jonas Donizette falou ainda sobre a classificação do Governo do Estado, que manteve a cidade na fase laranja, a segunda mais grave na pandemia e o pedido do governador João Dória (PSDB) para que o comércio fosse fechado, mesmo permitido com restrições nesse estágio.

Nesta sexta, Campinas passou de 200 mortes. Com mais nove óbitos confirmados, um deles por um paciente que não tinha comorbidades, a cidade contabiliza 203.

Sem contagem na quinta, o número de casos aumentou em 502, somando no total 5228.

O número de curados também cresceu de maneira significativa. Com novas 407 recuperações, 3864 infectados já conseguiram se restabelecer da covid-19.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.