Lojas cumprem decreto e 13 de Maio fica cheia

Foto: Marco Guarizzo

A reabertura do comércio com 20% da capacidade das lojas foi autorizada às 12h desta segunda. Muitos estabelecimentos já estavam abertos antes do horário previsto, mas trabalhando com o sistema de entrega das mercadorias. Assim que a entrada dos clientes foi permitida, as empresas obedeciam aos protocolos, com fitas demarcando a porta, distribuição de álcool gel e funcionários organizando as filas e respeitando o distanciamento social. Em alguns locais, era feita a medição de temperatura dos consumidores. Aglomerações somente no Calçadão da Avenida 13 de Maio. Uma loja usava o sistema de som fazer orientações.

O aposentado Elias Bezerra colocou a máscara foi a uma loja pagar a prestação do crediário. Mesmo sendo do grupo de risco de contrair a covid-19 por ter mais de 60 anos, ele concorda com a reabertura das lojas para a economia voltar a funcionar.

Andra Guimarães foi trocar peças de enxoval em um estabelecimento na 13 de Maio. Ela admite ter medo de se contaminar, mas se apega à fé, além do uso da máscara, para não contrair o novo coronavírus.

O comerciante João Armando tem uma loja de sapatos em uma galeria na Rua Barão de Jaguara. Depois de 80 dias fechado, voltou a trabalhar, sem muita esperança em recuperar a renda perdida no período de quarentena.

Entre as pessoas que circulavam pela Região Central, muitas não usavam a máscara de proteção. A Guarda Municipal, o Procon e a Vigilância Sanitária de Campinas realizaram no início da tarde uma força-tarefa para verificar se os estabelecimentos comerciais estavam cumprindo as determinações da Prefeitura para o plano de reabertura gradual. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Emdec realiza operação de trânsito para o Pedala Campinas na Lagoa do Taquaral

Artur Nogueira inicia obras de recapeamento em ruas e avenidas da cidade

Câmeras flagram torcedores pulando catracas do BRT Jardim Londres

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.