Ouça ao vivo

Lotação nos ônibus compromete retomada

A lotação no sistema de transporte público pode comprometer as medidas adotadas no comércio, em Campinas,  para a chamada volta responsável das  atividade econômicas  não essenciais. A opinião é da presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas, a ACIC, Adriana Flosi .

A entidade, segundo ela, manifestou total apoio ao programa adotado pela Prefeitura e pelo Governo do Estado. As medidas entraram em vigor nesta segunda-feira, dia oito, com uma série de restrições.

Uma delas é a redução na capacidade de clientes na loja, que não deve ultrapassar 20%. Houve também a redução número de funcionários presenciais e a implantação de barreiras para evitar o contato. Além disso os lojistas estão disponibilizando álcool em gel e equipamentos de de proteção individual aos colaborares. De acordo com a presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas, Adriana Flosi, os lojistas estão fazendo a sua parte, porém, a grande preocupação é com o transporte público.

Para evitar o horário de pico no sistema de transporte público, o plano municipal de reabertura do comércio estabeleceu o período das 12 horas às  16 horas para  a abertura e fechamento das  lojas. Para os shoppings centers o horário estabelecido ficou  das  16 horas às 20 horas.

A abertura gradativa das atividades econômicas não essenciais, em Campinas,  está ocorrendo em plena ascensão da pandemia do novo coronavírus. Perguntada sobre esse problema, a presidente da ACIC,  explicou que acredita nas medidas adotadas pelo poder público e prefere não avaliar.

Dentro da chamada volta responsável das atividades, os estabelecimentos autorizados devem seguir todas as medidas sanitárias para garantir a higiene e a saúde dos colaboradores e clientes. A multa para quem descumprir as regras é de 400 UFICs, o equivalente a R$ 1.446, 44. Em caso de reincidência, o valor da multa será dobrado. Na terceira autuação, o estabelecimento ficará fechado até o fim da quarentena.

Os estabelecimentos devem manter nos locais a Declaração de Estabelecimento Responsável, um certificado de responsabilidade que deve ser solicitado online, no portal da Prefeitura no https://ead-covid19.campinas.sp.gov.br

Para a presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas, Adriana Flosi, a responsabilidade é de todos e o objetivo é avançar a fase laranja do plano estadual para que as demais atividades, como os restaurantes também possam reabrir ao público.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.