Ouça ao vivo

MP e MPT fazem recomendações para flexibilização

Foto: Danilo Braga

Campinas recebeu recomendações do Ministério Público do Estado e do Ministério Público do Trabalho da 15ª Região sobre a flexibilização econômica. As medidas devem garantir monitoramento durante o enfrentamento da pandemia. 

A promotora de Justiça Cristiane Hillal e as procuradoras do trabalho Marcela Dória e Alessandra Andery orientaram que a prefeitura crie um protocolo para testagem em massa da população, contemplando pacientes sintomáticos e assintomáticos que tiveram contato com pessoas com sintomas que exercem atividades consideradas essenciais, e elabore um planejamento para informar e fiscalizar o cumprimento de medidas para evitar o contágio no ambiente de trabalho.

Além disso, o município deve criar estratégias para fiscalizar limites de funcionamento dos serviços e comércios de acordo com o Plano São Paulo, e elaborar um plano especial para proteção de idosos e outras pessoas que integram o grupo de risco. 

A recomendação conjunta também orienta que o prefeito Jonas Donizette não amplie as políticas flexibilizadoras além das propostas no plano estadual, seguindo sempre o decreto do governador João Dória. 

Também foram propostas estratégias de fiscalização da quantidade de estabelecimentos comerciais e serviços em funcionamento, e estratégia de conscientização da população sobre a manutenção da quarentena e do isolamento social na cidade. 

Há ainda recomendação para que o prefeito informe qual base de dados digitais será utilizada para registro e análise dos resultados de testes, quem fará o monitoramento contínuo da evolução da pandemia, e manter essas informações no portal de transparência da prefeitura, além de calcular o impacto das análises na estrutura hospitalar municipal. 

A prefeitura confirmou ter recebido o ofício e informou que vai analisar as recomendações e responder ao MP e MPT. 

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.