Ouça ao vivo

Prefeitura e lojistas traçam novo plano para comércio

Foto: Marco Guarizzo

A prefeitura de Campinas apresentou um novo plano para o comércio do Centro da cidade, após uma reunião com os lojistas da região. O novo método segue respeitando as diretrizes do Plano São Paulo de reabertura gradual, mas tenta minimizar os impactos provocados pela grande circulação de pessoas, principalmente no calçadão da Rua 13 de Maio. Essa situação gerou reação do governo do estado, que durante a última semana deu alguns alertas para a cidade de Campinas. Vale lembrar cidades como Ribeirão Preto, Barretos e Presidente Prudente regrediram no Plano SP e foram obrigadas a fechar o comércio novamente.

Os lojistas informaram que grande parte das pessoas que estiveram na última semana na 13 de Maio estava pagando contas. Deste modo, o novo plano de ação prevê a criação de filas separadas, para evitar aglomerações dentro das lojas, como explicou a diretora de turismo de Campinas, Alexandra Caprioli. “São filas separadas, para quem vai pagar contas, dando uma facilidade e não gerando tumulto para quem está de fato entrando na loja para comprar”, afirmou.

Na reunião, os próprios lojistas pediram que a prefeitura aumentasse a fiscalização durante o funcionamento do comércio, segundo informou o prefeito Jonas Donizette. Segundo ele, houve um descontentamento geral dos comerciantes sobre a limitação do horário de atividade em quatro horas. “Os próprios lojistas pediram um aumento da fiscalização. Então, vamos aumentar o rigor da regra. Depois reclamaram, no meu entender com razão, das quatro horas de funcionamento. Eu já expliquei isso antes e isso não cabe à decisão do prefeito municipal. Isso é o que determina a regra estadual”, disse.

Outras medidas que serão adotadas é a reserva de vagas de estacionamento no Centro, para que as lojas da 13 de Maio possam oferecer o serviço de drive thru. A Emdec está avaliando quais são as melhores alternativas e deve divulgar os locais nos próximos dias. Também haverá a pintura do calçadão da 13 de Maio, para orientar a população e manter o distanciamento social. A prefeitura avaliou instalar grades no local, mas por enquanto a ideia foi descartada.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.