Ouça ao vivo

Profissionais da beleza protestam no centro

Foto: Sindicato dos salões e profissionais da beleza de Campinas

O setor de beleza, que envolve salões, barbearias, manicures e outros profissionais, ainda não pôde retomar suas atividades na região, desde que o estado iniciou a quarentena para combater o novo coronavírus. Nesta terça-feira, dezenas de profissionais estiveram no Largo do Rosário, no Centro de Campinas, em um protesto contra o impedimento do exercício da atividade.

A região de Campinas está na fase laranja do Plano SP, que permitiu a reabertura de parte do comércio não essencial, mas que manteve os salões de beleza fechados. Esses estabelecimentos só poderão retomar a atividade se Campinas avançar no plano e atingir a fase amarela. Assim sendo, dezenas de profissionais se reuniram na praça para cobrar das autoridades o direito ao exercício do trabalho. Eles usaram faixas, cartazes e chegaram até a instalar cadeiras de salão na via pública e cortaram o cabelo de participantes.

De acordo com a diretora jurídica do sindicato dos salões e profissionais da beleza de Campinas, Márcia Cia, existe um protocolo de segurança desenvolvido com a parceria do Sebrae, que permitiria a reabertura dos estabelecimentos sem oferecer risco de contaminação para a população. “Esse protesto é para lembrar o governo do estado, que precisamos voltar a trabalhar. Nós temos um protocolo de segurança. É um protocolo realizado pelo Sebrae nacional. Mais de 50 instituições participaram da confecção do protocolo do Sebrae. Todos nós aqui dos salões de Campinas temos o protocolo em mãos”, afirma.

O barbeiro Barbosa Júnior lembrou o sofrimento da categoria neste período, que já soma 100 dias sem trabalho. Ele disse que a categoria conta com o protocolo do Sebrae, que já foi disponibilizado para as autoridades. “Somos uma categoria que está sofrendo muito. (Estamos) Há 100 dias sem poder trabalhar, sem poder levar o sustento para a nossa família. Então, esse movimento de hoje foi um grito de socorro junto a prefeitura de Campinas, para que a gente possa voltar a ter o nosso direito de trabalhar”, disse. A manifestação no Largo do Rosário foi pacífica e nenhum incidente foi registrado.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.